{"id":12544,"date":"2019-09-12T16:37:58","date_gmt":"2019-09-12T19:37:58","guid":{"rendered":"http:\/\/turismorubineia.sp.gov.br\/?p=12544"},"modified":"2019-09-12T16:37:58","modified_gmt":"2019-09-12T19:37:58","slug":"ponte-rodoferroviaria-20-anos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/turismorubineia.sp.gov.br\/ponte-rodoferroviaria-20-anos\/","title":{"rendered":"Ponte Rodoferrovi\u00e1ria 20 anos…"},"content":{"rendered":"

VISITA DE ALUNOS E PROFESSORES MARCA
\n20\u00ba ANIVERS\u00c1RIO DA PONTE RODOFERROVI\u00c1RIA
\nNa manh\u00e3 do chuvoso dia 29 de maio de 1998, o ent\u00e3o prefeito de Rubineia Jos\u00e9 Garcia Luiz recebia a visita do ent\u00e3o presidente da Rep\u00fablica Fernando Henrique Cardoso, que veio inaugurar a Ponte Rodoferrovi\u00e1ria que liga os estados de Mato Grosso do Sul e S\u00e3o Paulo sobre o Rio Paran\u00e1, unindo a cidade sul-mato-grossense de Aparecida do Taboado \u00e0 cidade paulista de Rubineia. Autoridades do governo federal e estaduais de S\u00e3o Paulo e Mato Grosso do Sul, e prefeitos, vereadores e popula\u00e7\u00e3o da regi\u00e3o marcaram presen\u00e7a para prestigiar a inaugura\u00e7\u00e3o da ponte, obra defendida por Euclides da Cunha, em 1901 e, meio s\u00e9culo depois, durante a Confer\u00eancia dos Governadores da Bacia Paran\u00e1-Uruguai. Em 1975 Vicente Em\u00edlio Vuolo, deputado federal pelo Mato Grosso, apresentou Projeto de Lei para inclus\u00e3o no Plano Nacional de Via\u00e7\u00e3o de liga\u00e7\u00e3o entre o estado de S\u00e3o Paulo e Cuiab\u00e1. O tra\u00e7ado da nova ferrovia partiria de Rubineia (SP), passando por Aparecida do Taboado (ent\u00e3o MT, hoje MS), Rondon\u00f3polis Cuiab\u00e1 (ambos MT), conforme a Lei 6.346 de 6 de julho de 1976. Em 19 de maio de 1989 foi assinado o contrato de concess\u00e3o para a constru\u00e7\u00e3o e opera\u00e7\u00e3o da ferrovia por 90 anos, com a empresa Ferronorte S\/A, criada pelo empres\u00e1rio Olacyr Francisco de Moraes, que j\u00e1 foi o maior produtor individual de soja do mundo. Nesta mesma data, ap\u00f3s v\u00e1rias cobran\u00e7as do ent\u00e3o deputado federal Edinho Ara\u00fajo, foi autorizada a constru\u00e7\u00e3o da Ponte Rodoferrovi\u00e1ria sobre o rio Paran\u00e1, cujas obras, ap\u00f3s in\u00fameros adiamentos, foram iniciadas em 1991.
\nA constru\u00e7\u00e3o ficou a cargo da construtora brasileira Constran. A ponte possui quatro faixas de rolamento para ve\u00edculos rodovi\u00e1rios na parte superior, duas em cada sentido, ligando as rodovias Euclides da Cunha (SP-320) e BR-158, sendo importante liga\u00e7\u00e3o entre as regi\u00f5es Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Na parte inferior possui uma via ferrovi\u00e1ria, al\u00e9m do canal de navega\u00e7\u00e3o. Sua constru\u00e7\u00e3o possibilitou a conclus\u00e3o da ferrovia Ferronorte, que liga a malha ferrovi\u00e1ria do estado de S\u00e3o Paulo \u00e0 cidade de Alto Taquari, no estado de Mato Grosso, permitindo o escoamento da produ\u00e7\u00e3o de gr\u00e3os de parte do Centro-Oeste brasileiro. Sua extens\u00e3o total \u00e9 de 3.700 metros, sendo portanto a maior ponte fluvial brasileira e a terceira maior do mundo. Cada v\u00e3o possui 100 metros de extens\u00e3o. Na sua constru\u00e7\u00e3o foi utilizada uma plataforma flutuante alem\u00e3, que ficou durante alguns anos abandonada ao lado da ponte. Em execu\u00e7\u00e3o judicial pelo n\u00e3o pagamento da mesma ao credor, ela foi arrematada em leil\u00e3o. Nessa obra foi utilizado pela primeira um sistema de alerta de tempestades espec\u00edfico para essa obra. O meteorologista respons\u00e1vel, mais conhecido como o “homem do tempo”, se chamava Nilo Jos\u00e9 do Nascimento Franco. E devido a este monitoramento n\u00e3o ocorreram v\u00edtimas durante os oito anos das obras, em fun\u00e7\u00e3o das intensas tempestades que ocorriam na regi\u00e3o.
\nA comemora\u00e7\u00e3o do 20\u00ba anivers\u00e1rio da ponte foi organizada pela professora Maria Ribeiro (Museu Hist\u00f3rico e Cultural de Rubineia), que contou com apoio dos secret\u00e1rios, Carlos Fernando da Silva (Turismo e Comunica\u00e7\u00e3o); Helena Maria “Tuta” Pelaio de Lima (Educa\u00e7\u00e3o e Cultura) e Luciana Ignotti (Meio Ambiente), com a elabora\u00e7\u00e3o de banner especial alusivo a data, e visitas monitoradas \u00e0 ponte realizadas pela prefeitura, nos dias 23; 24 e 28\/05, com alunos das escolas municipal e estadual, tendo como objetivo promover concurso de uma reda\u00e7\u00e3o sobre a ponte em seus 20 anos de exist\u00eancia.
\nDENOMINA\u00c7\u00c3O DA PONTE: A LEI N\u00ba 10.570, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2002 d\u00e1 denomina\u00e7\u00e3o \u00e0 ponte rodoferrovi\u00e1ria sobre o Rio Paran\u00e1, que liga os munic\u00edpios de Rubineia-SP e Aparecida do Taboado-MS. O PRESIDENTE DA REP\u00daBLICA Fa\u00e7o saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1\u00ba A ponte rodoferrovi\u00e1ria sobre o Rio Paran\u00e1, que liga os munic\u00edpios de Rubineia, no Estado de S\u00e3o Paulo, a Aparecida do Taboado, no Estado de Mato Grosso do Sul, fica denominada da seguinte forma: I – a parte ferrovi\u00e1ria: “Ponte Senador Vicente Vuolo”; II – a parte rodovi\u00e1ria: “Ponte Deputado Roberto Rollemberg”. Art. 2\u00ba Esta Lei entra em vigor na data de sua publica\u00e7\u00e3o. Bras\u00edlia, 21 de novembro de 2002; 181\u00ba da Independ\u00eancia e 114\u00ba da Rep\u00fablica. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.<\/p>\n